28 de setembro de 2010

Voce sabia?


Curiosidades!

Porque é que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol?
Esta reacção chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo do olfacto e pelo trigémeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.
Porque é que as pessoas gaguejam?
O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por factores psicológicos (problemas no relacionamento familiar, ciúmes, insegurança ou ansiedade) ou factores físicos (complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro).
Porque é que as lágrimas são salgadas?
As lágrimas contêm sal e uma outra substância desinfectante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas pelas glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.
Pensar queima calorias?
As células nervosas - neurónios - re tiram energia do oxigénio e da glicose para realizar as actividades cerebrais. Os neurónios gastam entre 7 a 10 miligramas de glicose por minuto por cada 100 gramas de peso do cérebro. Isto corresponde a uma variação de 0,028 a 0,040 calorias por minuto.
Invasão no post: By: Gabi
Oi gente, por mera coincidência, tava lendo uma revista quando vi o post. Li sobre gastar calorias pensando e resolvi incrementar o post do Dieison:
Pensar gasta calorias? Continuação
Gasta. Masnão pense que da pra emagrecer pensando. Os neurônios, células do cérebro, utilizam energia proveniente do oxigênio e da glicose. Resolver um cálculo matemático não faz diferença na dieta de ninguém. Para se ter uma idéia segundo pesquisa do professor Jackson Bittencourt, da Universidade de São Paulo, para emagrecer 100 g só pensando a pessoa precisa de 15 dias de intensa atividade cerebral.
José Francisco Zumpano- Clinico Geral do Centro de Promoção da Saúde da Unimed em Belo Horizonte.
Atrevidinha- n°53- pág 14

3 comentários:

Diieison ;D disse...

Achei no wikipedia!

Ana Flávia Dorini disse...

haha, a Gabi invadindo.. naananana... que respito hein Gabi!!! Brincadeira...

thales disse...

Qui feio gabi.. invadindo o post dos outros... heheh
teadorogabe
parabéns srt° dieison q eu ñ conheço mas q faz posts legaus

Postar um comentário