11 de fevereiro de 2012

Entrevista - Leida Nogueira

        Olá pessoas criativas que começam a ler o post de hoje.
        Eu sempre fui obcecada por desenhos, embora, nunca consegui tirar mais do que 7 no meu caderno de desenho nas aulas de artes. Eu amo desenhar croquis e histórias em quadrinhos, mas nunca me empenhei tanto nisso, porque meus corpos humanos ficavam com os braços curtos de mais e as pernas finas de mais, tudo sem proporção nenhuma. E nas histórias em quadrinhos, só saiam palitos.
        Decidida a fazer croquis perfeitos e a tirar notas melhores em artes , lá fui eu a procura de sites e lugares  que pudessem me ensinar a desenhar. E encontrei um blog, tudo de bom, o "Desenho Artístico". Me apaixonei pelos desenhos e virei fã da artista. Treinei muito, e hoje, depois de semanas, posso dizer que já consegui desenhar um retrato razoável da katy perry, e croquis com padrões certos.
       Então resolvi ir atrás da artista para que ela pudesse conceder ao blog, uma entrevista. *-*



Legenda: L. N → Leida Nogueira
              TDB → Tudo de blog


TDB: Quando começou a se interessar pela arte e pelo desenho?
L.N.: Bom eu não lembro exatamente a idade mas ainda era bem criança e ja estava na escola. :)


TDB: Como você aprendeu a desenhar perfeitamente? Já nasceu com esse dom, fez cursos, faculdade...?
L.N.:Aprendi a desenhar sozinha, primeiro iniciei copiando desenhos animados enquanto os assistia na TV, depois quando a vontade de fazer desenhos mais complexos aumentou eu  comecei a frequentar bibliotecas e buscar livros especificos para aprender a transformar meus desenhos simples em desenhos mais realistas (...)
Tudo parecia muito simples de aprender, então isso me fez acreditar que nasci com esse dom.
Já adulta, como meus desenhos mais aperfeiçoados, sentia que ainda faltava mais, então eu procurei ter aulas realmente com artistas mais experientes.
Mas durante esse tempo eu só tive um professor, o artista plástico Olivar Leite ( já falecido) que me ensinou óleo sobre tela, fui aluna dele só por um mês.
Desde então eu venho seguindo minha aprendizagem sozinha, com observações diarias e muito treino.



TDB: O que você mais gosta de desenhar?
L.N.: Pessoas, sem dúvida, adoro pintar os rostos das pessoas, e captar a expressão do momento em que suas fotografias foram feitas. A primeira pessoa que desenhei foi minha prima e eu tinha 12 anos de idade.

TDB: Onde você encontra inspiração para seus desenhos?
L.N..:É complicado, porque minha inspiração não surge quando eu quero, infelizmente, mas pode acontecer em situações mais imprevisíveis, como pegar chuva no caminho de volta para casa, quando estou assistindo um filme, uma historia que alguem me conta, alguém que vi na rua e me chamou atenção por alguma razão sem lógica, música e por aí vai. (...)
 (...) a paixão dentro de mim ela é tão intensa que a unica maneira que encontro de expressar esse sentimento,é através das minhas pinturas (...)



TDB: Quando você criou seu blog, quais eram seus objetivos?
L.N.: Essa é uma historia bastante interessante,(...)  foi um acaso. É comum eu ter insonia, então numa bela noite de insonia, eu não tinha nada para fazer, não estava afim de desenhar e nem de pintar o que normalmente faço quando estou sem sono... então, (...) descobri a possibilidade de fazer um blog e comecei a desolvê-lo. A principio foi só para divulgar minha arte, mas eu mesmo achei desinteressante, foi quando surgiu a idéia de repassar os meus  conhecimentos sobre desenho artísticos e foi a melhor ideia que tive, porque atraves do blog fiz novas amizades e sinto um prazer enorme em ajudar na desnvolvimento artístico de outras pessoas.


TDB: Quais artistas são seus ídolos, aqueles que te inspiram na hora de desenhar?
L.N.: Nenhum. Eu tenhum ídolos,(...), mas nunca quis pintar como eles e confesso que eu nunca penso ou tento basear-me em alguma obra deles para fazer as minhas. A lista é longa desde os artistas renacentistas ate os tempos atuais... eu diria que eles foram os meus professores indiretos (...)



TDB: Dentre todos os tipos de trabalhos que você realiza, pintura digital, óleo sobre tela,..., qual é o seu preferido?
L.N.: Desenhar com lápis ou carvão, porque é a maneira mas rápida e fácil de ilustrar as minhas idéias naquele instante.

TDB: Quais são suas metas relacionadas ao seu trabalho para o futuro?
L.N.: Sinceramente não sei... eu nunca parei para pensar nisso e nem quero... porque tenho receio de criar uma expectaiva sobre algo imprevisível, que vai depender do que eu criar... o que pode trazer-me frustração devido a essa expectativa.  

TDB: O que você tem a dizer para quem está começando a fazer os primeiros esboços?
L.N.: Não desista, porque no início, quando não se consegue ilustrar as idéias, isso causa um certo desespero e em seguida a vontade de desistir e acreditar que não tem talento algum.... mas não é bem assim, desenhar não é tão simples quanto se pensa mesmo para quem nasceu com o dom, é preciso persistencia, estudar técnicas e principalmente força de vontade para continuar até quando sentir-se bem com sua próprias obras.... quando menos perceber a habilidade para desenhar fluirá naturalmente e todo o resto também, como reconhecimento, popularidade, trabalho e por aí vai. :D


TDB: Fale um pouco mais sobre o seu trabalho.
L.N.: Minhas pinturas não estão só a venda como quadros, no site http://leidanogueira.deviantart.com , elas podem ser adquiridas como mousepad, canela de porcelana, cartão postal, cartão de lembrança, quebra-cabeça e poster. 

       O que eu mais gostei é que além da Leida desenhar tão perfeitamente, ela também da dicas de desenho lá no blog dela. Fofa ela, não acham?

     Visitem o blog dela. Cliquem aqui. Visitem o portifólio dela também, clicando aqui.
     E pra finalizar, eu só tenho a agradecer a Leida por nos conceder a entrevista e desejar muito sucesso a ela.
     Gostaram da entrevista? Eu adorei.. Beijos e até o próximo post. 
       

8 comentários:

Guilherme Albino disse...

QUE PERFEITO OS DESENHOS DELA, ADOREI/AMEI.
meninoironia.blogspot.com

leida nogueira disse...

Ficou lindo!!! amei, muito obrigada. :D
Até me emocionei. rsrsrs :D

TRodrigues disse...

Nossa são lindos os desenhos dela , adorei a entrevista
Se der participa do meu concurso , vai ser uma honra ver você lá .
http://perfeitinha-blog.blogspot.com/
http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

Gabi Carvalho disse...

Retribuindo vísita e seguindo aqui também :) Beijos =*

Gabriel disse...

Nossa Leida hoje mesmo eu descobri seu site em busca de mais conhecimentos sobre desenhos realistas por que eu desenho e estou sempre me atualizando.
Pois eu vi seus desenhos e simplesmente adorei, são muito realistas expressivos, e você pode ter certeza que sou seu fã.
E vou sempre visitar o site...
Obrigada.

Dilermando Lemos disse...

Tudo que se comentar a respeito de Leida Nogueira, é a mais pura verdade. Existe bem poucos desenhistas iguais a ela.Parabéns Leida.

Anônimo disse...

quero comprar seu dvd de pintura o menina

Anônimo disse...

lindo desenho lindo d+ super perfeito quero
aprender tambem

Postar um comentário