6 de julho de 2010

O que é Plágio?


       Hoje, eu estava sentada num canto e comece a pensar sobre plágio. Sabia que já havia ouvido falar sobre esta palavra, não me lembrava aonde, mas a não era uma palavra desconhecida. Liguei o computador e coloquei no google: "o que é plágio?". Apareceram vários links. Me interesse primeiramente num link da wikipédia. Lá eu li:
O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio


      Entendi de priemeira o que é plagio. 
      Pensei quase que a tarde inteira sobre o assunto. Lembrei-me de quando eu tinha meu outro blog: "Blog da Gabi". Lá, eu fazia tudo na base do Ctrl C + Ctrl V. Fiquei pensando se isso era plágio ou não. Finalmente eu me lembrara onde havia ouvido a palavra... Quando eu tinha o outro blog, recebi nos comentários palavras do autor de um dos textos que eu tinha copiado. Me senti tão culpada  que resolvi excluir o blog. Pedi desculpas ao verdadeiro autor do texto, que me desculpou numa boa. Disse que entendia o por que de eu copiar, afinal, para se ter um blog, é necessário pensar, e pensar muito.
       Hoje, com o Tudo de Blog, eu procuro sempre escrever meus próprios textos, e o únicos dois textos que não são de minha autoria, eu procurei colocá-los o seu verdadeiro autor. 
      Hoje em dia, eu digo: PLÁGIO É CRIME. Gente, não precisa copiar um texto de uma pessoa   pra poder ter um post bom. Eu sei que todos vocês tem criatividade suficiente pra criarem seus próprios textos, é só ter força de vontade que vocês conseguem. E se quiserem copiar um texto de uma revista, livro, blog... afinal, de qualquer lugar, coloca o nome do autor. Tenho certeza que assim, você vai ficar com a conciência mais tranquilo do que se dissesse que tal texto é seu. 
       E pra finalizar: 
Adotem esta ideia


Um dia desses, eu posto algumas dicas para você terem inspiração quando forem escrever  seus posts...  

5 comentários:

Guga disse...

É isso aí Gabi, não ao plágio...

Marcella disse...

Quero adotar esta ideia com vc Gabi... Adorei o blog...

Gabriela Tatiane Carleto disse...

Todos juntos conta o plágio... Brigada Cella.

thales disse...

nunca tive coragem de comentar, mas hoje eu vim e comentei. concordo com tudo o que você escreveu no post e devo afirmar que achei muito engraçada a charge da imagem.
Eu tbm digo não ao plágio... Parabéns pelo blog Gabi...

Gabriela Tatiane Carleto disse...

Brigada vinii... teadorodemontaum

Postar um comentário