20 de julho de 2011

Primeira viajem a lua

      Oii pessoas mais lunáticas no meu Brasil. Vocês sabiam que hoje fazem 52 anos que o homem pisou na lua? Poisé... Muito antes de mim (que vivo no mundo da lua ), outros homens já pisaram na lua.
       Muitos dizem que o homem não teria pisado na lua, pois quando eles fincaram a bandeirinha no chão da lua, o vento deixou-a de pé. Só que na lua não tem vento. Mas eu não vim ficar duvidando e sim colocar aqui as etapas da da missão Apollo 11.


Apollo 11 liftoffA primeira viagem tripulada à Lua teve seu início no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida com o  lançamento da Apollo 11 às 9:32hs da manhã.(EDT) do dia 16 de Julho de 1969. 
(NASA photo ID S69-39525) 
 
 
Earth from Apollo 11A espaçonave da Apollo alcançou a órbita terreste após 11 minutos do seu lançamento. Após uma orbita e meia os astronautas começaram a sua viagem à Lua. Esta foto da Terra foi tomada à 98.000 milhas, durante a injeção translunar da Apollo 11 no dia 16 de Julho. São visíveis a maioria da África e partes da Europa e Ásia. 
(NASA photo ID AS11-36-5355) 
 
 
EarthriseNo dia 20 de Julho de 1969, após quatro dias de viagem, os astronautas da Apollo chegam à Lua. 
Esta foto da Terra acima do horizonte lunar, é uma das imagens mais famosas do programa espacial, embora até mesmo os astronautas não recordem do momento da captura desta gravura. 
(NASA photo ID AS11-44-6552) 
 
 
LM view of landing areaEsta imagem refere-se ao local de aterrissagem, no "Oceano da Tranqüilidade", à sudoeste, que foi tomada pelo Módulo Lunar (LM), uma órbita antes de sua aterrissagem, enquanto este ainda encontrava-se acoplado ao Módulo De Comando (CM). O "Oceano da Tranqüilidade" localiza-se na linha de sombra, à direita, no centro. A grande cratera visível na parte inferior à direita da foto  denomina-se Maskelyne. 
(NASA photo ID AS11-37-5437) 
 
 
LM after separating from Command ModuleEsta imagem foi capturada  às 13:47hs, do dia 20 de Julho, por Michael Collins, a bordo do CM que encontrava-se separado do Módulo Lunar "Águia" tripulado por Neil Armstrong e Edwin Aldrin, onde vemos o LM preparando-se para a aterrissagem na superfície Lunar. O horizonte lunar pode ser visto também no fundo desta foto. 
(NASA photo ID AS11-44-6574) 
 
 
Command Module from LMEsta fotografia do Módulo de Comando foi tomada pelo LM após a separação. No dia seguinte, Michael Collins orbitava na Lua enquanto seus colegas andavam em sua superfície. 
(NASA photo ID AS11-37-5445) 
 
 
Image out of LM window after landing "Houston,  a tranquilidade baseia-se aqui. A Águia encontra-se aterrissada"  Estas palavras iniciaram a nova era da exploração humana, a exatamente às 16:18 hs do dia 20 de Julho, como o primeiro vôo tripulado à Lua. Esta gravura  foi tomada da janela do LM, pouco antes da aterrisagem, mostrando a superfície da Lua, apontando o "Oceano da Tranquilidade". "É uma desolação magnífica", diz Aldrin. 
(NASA photo ID AS11-37-5458) 
 
 
TV image of Armstrong stepping on the Moon "O que é um pequeno passo do homem, é um grande salto para a humanidade."  Às 22:56 hs do dia 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong é o primeiro ser humano à tocar a superfície da Lua. Esta imagem foi observada por pessoas do mundo inteiro. As imagens foram tomadas pela câmera de superfície da Apollo. 
(NASA photo ID S69-42583) 
 
 
Aldrin stepping onto the MoonAldrin junto com Armstrong na superfície lunar  quinze minutos mais tarde, sendo esta foto tomada por Armstrong. 
(NASA photo ID AS11-40-5868) 
 
 
Moon footprintAs pegadas deixadas pelos astronautas no Oceano da Tranqüilidade são mais sólidas que muitas  permanentes da Terra. Impressões encontradas de um impacto casual de meteoritos provavelmente vão durar milhões de anos. 
(NASA photo ID AS11-40-5878) 
 
 
Aldrin at Lunar ModuleUma visão do Módulo Lunar "Águia" na Lua. Aldrin está abrindo a área de  bagagem e preparando para  descarregar o pacote de experimentos científico, entre eles o experimento de vento solar,  além de uma câmera de TV para superfície lunar. 
(NASA photo ID AS11-40-5927) 
 
 
Aldrin setting up experimentsNas horas poucas que Aldrin e Armstrong foram à Lua, havia pouco tempo para montar os vários experimentos científicos, mas um pequeno pacote (o EASEP, ou Pacote de Experimentos Científicos da Apollo) foi desdobrado. Aldrin é mostrado aqui com o Pacote de Experimentos Sísmicos para cima. Mais estudos científicos extensos foram feitos em missões posteriores da Apollo. 
(NASA photo ID AS11-40-5949) 
 
 
TV image of astronauts on the MoonMilhões de espectadores da Terra observavam as imagens pela TV tomadas pelos lunares brancos e pretos da câmera de superfície. Aqui, Armstrong está em pé no centro, e Aldrin  está saudando o Presidente Nixon, que tinha somente falado com os dois astronautas por rádio. 
(NASA photo ID S69-39562)
 
 
Aldrin reflection pictureNeil Armstrong pegou esta gravura de Edwin Aldrin, mostrando uma reflexão no visor de Aldrin do próprio Armstrong e do Módulo Lunar. Esta é uma das únicas fotografias mostrando Armstrong carregando uma câmera na Lua. Aldrin mais tarde disse: "Minha falta, talvez, é não termos jamais  simulado isto em treinamento." 
(NASA photo ID AS11-40-5903) 
 
 
US flag on the MoonEsta imagem mostra os astronautas voltados ao Módulo Lunar depois de 2 horas e 32 minutos na superfície. As pegadas dos astronautas e a câmera de televisão de superfície lunara pode ser vista. A bandeira tinha sido difícil para montar, e esta foto foi realmente batida quando o LM decolou da  Lua 21 horas depois da aterrissagem. 
(NASA photo ID AS11-37-5545) 
 
 
Return of Lunar ModuleApós a decolagem desligando-se então da superfície lunar, o LM fez o seu adeus com o Módulo De Comando. A Águia separada do Módulo De Comando, e as amostras lunares foram trazidas à bordo. O LM foi deixado para trás em órbita lunar enquanto os três astronautas voltavam no Columbia ao planeta Terra, visível ao fundo. 
(NASA photo ID AS11-44-6642) 
 
 
Splashdown - recovery of astronautsA fase final  do desafio de Kennedy foi completado às 12:50 hs, do dia 24 de Julho de 1969, quando o Columbia fez seu pouso à 812 milhas náuticas do sudoeste do Hawai, trazendo os seus 3 astronautas a salvo à Terra. Aqui eles são mostrados ao lado de um bote da Marinha. Observe que os quatro homes estão usando trajes de isolação biológica, esperando a chegada do helicóptero para o transporte do Columbia, e dos astronautas. Um dia antes ao pouso, Aldrin disse: "Nós sentimos que hoje somos um símbolo para toda humanidade da curiosidade para exploração do desconhecido".
(NASA photo ID S69-21698) 
 7




       Eu achei essa pequena linha do tempo muito interessante e resolvi compartilhar com vocês. No mesmo site da linha do tempo, ainda falam da Nave que foi realizada a missão e dos tripulantes. Cliquem aqui e saibam mais.
       Pra finalizar o post, quero desejar a todos vocês um Feliz dia do Amigo.. Pensaram que eu tinha esquecido né?? Se enganaram. Que a cada dia vocês tenham mais e mais amigos. E não esqueçam de mandar um feliz dia do amigo pro seu ou pra sua BFF.. Se quiserem, existem alguns recadinhos pra amigos no post do dia do amigo do ano passado, que foram os leitores que mandaram. Cliquem aqui e se inspirem na mensagem do dia do amigo.
       Beijinhos amigos do Tudo de blog e até o próximo post.

Fontes: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário